A Caixa Agrícola e a responsabilidade Social
Licínio Pina
É natural da freguesia de Videmonte do concelho da Guarda.
Licenciado em Engenharia dos Recursos Florestais pela Escola Superior Agrária de Coimbra. Mestre em Economia Portuguesa e Integração Internacional, pelo I.S.C.T.E. – Business School com especialização em economia pela mesma faculdade. Tem ainda formação especializado em Finanças e Corporate Governance pela Universidade Nova de Lisboa.
Ingressou nos quadros do Crédito Agrícola em 1984 em Caixas Agrícolas locais do Distrito da Guarda. Foi responsável pela gestão e contribuiu para o desenvolvimento da instituição e da região, com os seus conhecimentos e aplicação dos diversos quadros comunitários para a agricultura da região. Foi um dos fundadores da ADRUSE (Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela) onde exerceu funções de Vice-Presidente.
A sua carreira no crédito agrícola ao nível central iniciou-se em 1992 pelo conselho de riscos da Caixa Central e no Conselho Consultivo da mesma.
No ano 2002 foi convidado para o exercício de funções executivas no conselho de administração executivo da Caixa Central e ocupou diversos cargos de administração tendo sido nomeado pelo governo de então como vogal da comissão diretiva do Fundo de Garantia do Crédito Agrícola, junto do Banco de Portugal, que exerceu durante três mandatos.
Em 2008 foi o promotor e principal dinamizador da constituição de uma grande Caixa Agrícola Regional no Distrito da Guarda, a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Serra da Estrela, da qual foi presidente não executivo do conselho de administração.
Em Janeiro de 2013 foi nomeado pelo Conselho Geral e de Supervisão da Caixa Central e eleito pelas Caixas Agrícolas, Presidente do Conselho de Administração Executivo da Caixa Central e do Grupo Crédito Agrícola. É membro da Direção da Associação Portuguesa de Bancos. Tendo sido reconduzido nos dois cargos em 2016 e que atualmente exerce.
Autor e coautor de diversos artigos publicados em revistas da especialidade bancária e económica, tem sido convidado com regularidade como orador principal em conferências, seminários e debates sobre a banca, a economia portuguesa e o crédito agrícola, em fóruns nacionais e internacionais.
Em Julho de 2014 foi agraciado pela Câmara Municipal de Seia, com o diploma de mérito municipal, pelo relevante contributo dado ao Concelho de Seia, na promoção do desenvolvimento económico e social do Município de Seia, tendo-lhe sido atribuída a Campânula Municipal de Mérito Empresarial. Em Setembro deste mesmo ano foi nomeado pelo Governo da República Portuguesa como membro do Conselho Nacional para a Economia Social na qualidade de personalidade relevante do setor da economia social.
Streaming
Fotografias