“Mini” Serralves no edifício que foi da Junta das Estradas
Minho Vale Mais
Data
20-04-2019
Notícia
www.valemais.pt
O Solar dos Quesados, antigo edifício do Estado em Viana do Castelo devoluto há 10 anos, que chegou a ser ocupado por sem-abrigo, vai ser transformado em “polo difusor de cultura”.
O solar foi vendido por 681 mil euros à Fundação Caixa Agrícola do Noroeste, na primeira hasta pública descentralizada de edifícios devolutos do Estado, que se realizou, na última semana, em Paredes de Coura.
O solar dos Quesados foi ocupado até 2009 pela extinta Junta Autónoma das Estradas, atual Infraestruturas de Portugal. Em novembro de 2015, o imóvel foi parcialmente destruído por um incêndio e, em junho de 2017, encontrava-se sinalizado pela Saúde Pública após ter sido ocupado por sem-abrigo.
Em declarações à Lusa, Carvalhido da Ponte, presidente da Fundação da Caixa Agrícola, referiu que a Fundação quer “inspirar-se nos bons modelos” existentes no país, apontando, além de Serralves, no Porto, os exemplos da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, e a Cupertino de Miranda”, também no Porto, entre outros.
O responsável escusou-se a apontar um prazo e uma estimativa do investimento do projeto, que, frisou, “vai ser pensado, calmamente”.
A intenção da Fundação é passar para aquele imóvel a sua sede para “ganhar dimensão e visibilidade”.
Além de “polo difusor de arte, cultura, educação e justiça social, o projeto prevê a utilização do espaço a criar pelas associações culturais e escolas, entre outras instituições”.
O imóvel encontra-se situado próximo da Escola Secundária Maria Maior.